quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os Valentes Cowboys de Moo Mesa


Desenhos antigos costumam me provocar profunda nostalgia, como no caso dos “Valentes Cowboys de Moomesa” (Wild West C.O.W.-Boys of Moo Mesa), durante muito tempo eu pensei que era a única pessoa que assistia a esse desenho, porque me lembro que ele passava no SBT de manhã e ninguém que eu conhecia na época dizia assistir, eu achava aquele desenho incrível.


Como eu disse o desenho era exibido pelo SBT por volta de 1997, a série não durou muito tempo no ar por aqui. Ela foi criada por Ryan Brown o mesmo cara que fez Tartarugas Ninja, e teve duas temporadas, somando 26 episódios, exibidas pela primeira vez em Setembro de 1992, pela ABC e depois comprada pela Disney.

Como muitos desenhos neste período, C.O.W.-Boys tem relação com algum tipo de mutação, neste caso, a radiação causada pela queda de um meteoro nas planícies do Oeste, por volta de 1800, que formou um grande e alto planalto, com uma nuvem que encobria toda essa região, tudo que estava sobre ela sofreu algo que seria uma “bovinização”. Inspirados nos contos de Faroeste, essa nova comunidade bovina se desenvolveu até o ponto de em que simulavam esse estilo de vida, incluindo mercenários e xerifes corruptos.

Os foras da lei são muitos para o prefeito e o xerife da cidade (Cowtown), Bulloney e Terrorbull, eles não conseguem dar conta, para ajudá-los (querendo ou não) existe um grupo de pacificadores, conhecidos como C.O.W. Boys, uma abreviatura de “Code of the West”, Código do Oeste. O grupo é liderado por Marshal Moo Montana, seguido por Dakota Dude e Cowlodaro Kid (provavelmente os nomes em português fora de alguma forma modificados), que defendem a cidade dos perigos e gangues de foras da lei.*
A música de abertura também merece menção especial, ela foi interpretada pelo canto country Billy Dean, e é muito cativante.

O desenho é cheio de bizarrices, como todo desenho de mutantes, como na época eu nem havia completado 10 anos, touros montando a cavalos e vestindo roupas de couro não parecia tão absurdo... isso na minha opinião só torna a obra mais instigante.

*Tradução livre de parte no conteúdo da página: http://en.wikipedia.org/wiki/Wild_West_C.O.W.-Boys_of_Moo_Mesa, onde se pode encontrar mais informações sobre a série, incluindo guia dos episódios.

Espero que tenham gostado da viajem a um passado não tão distante, segue abaixo o vídeo com a introdução do desenho com legenda e um clip de uma música do cantor Billy Dean, que cantou a abertura do desenho (Graças a Deus o SBT não se deu ao trabalho de traduzir a abertura! rs).

Natália Ribeiro






5 comentários:

  1. Esse desenho era uma obra prima. Muahahah
    Saudade dos desenhos antigos.
    E vi q tu usou "meu" video legendado do desenho.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Me recordo muito desse desenho..adorava

    ResponderExcluir
  3. Estou tentando achar algum site com link torrent para baixar todos os episodios desse desenho mais não estou conseguindo, alguem ai sabe onde posso encontrar um link para baixar todos? abraço.

    ResponderExcluir
  4. sinto falta desse desenho, tenho boas lembranças de quando eu era criança.

    ResponderExcluir
  5. Esse desenho me trás muitas boas recordações de uma época Rica de Boa imaginação na arte da interação com o público infantil. Tinha apenas 8 anos e desenhos como esse me faziam sentir dentro de outro mundo sem medo da violência do lado de fora. Obrigado por fazer lembrar, abrç

    ResponderExcluir