Desenho bom vende, desenho bem produzido, a produção do Toy Story 3 não foi nem de longe modesta, o filme teve um custo de 200 milhões de dólares, mas em compensação seu faturamento possivelmente chegará a 1 bilhão de dólares.
Eu não sei o que acontece aqui no Brasil, os donos das redes de TVs acham que desenho invariavelmente é coisa pra criança, e que criança é todo ser humano até os 12 anos, como se o pensamento dessas pessoinhas não divergissem, como se elas não fossem ainda capazes de desenvolver senso crítico, como se elas simplesmente absorvessem tudo aquilo que a programação manda.
Pergunta pra uma criança qual desenho ela gosta mais da TV Globinho e qual ela odeia, certamente ela saberá te responder.
O que falar então daqueles desenhos que apesar de super batidos e nem tão legais assim garantem a audiência de certos canais em determinados horários. Não posso afirmar com certeza, mas duvido que sejam realizadas pesquisas com esse público alvo para ver qual produção melhor se adaptaria, qual o melhor horário, etc. Ao que me parece a lógica é a de importação de tendências, se está dando certo lá fora eles trazem para cá. Não há uma estratégia de divulgação e fidelização por parte das emissoras, que colocam e tiram os desenhos como bem entendem. Elas não percebem o quanto andam perdendo com isso, deixando de dar atenção ao publico, que não é só de “pessoas até 12 anos de idade”, e deixando de investir nas produções nacionais.
Natália R. Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário